18 benefícios de se tocar um instrumento musical

18 benefícios de se tocar um instrumento musical

O filósofo chinês Confúcio disse há muito tempo que “A música produz um tipo de prazer que a natureza humana não pode prescindir.” Tocar um instrumento musical tem muitos benefícios e pode trazer alegria para você e para todos ao seu redor. Este artigo irá fornecer-lhe 18 benefícios de tocar um instrumento musical (em nenhuma ordem particular) e esperamos dar-lhe uma sensação melhor de apreço e orgulho para a música.

 

18-beneficios-de-tocar-um-instrumento-musical-21. Aumenta a capacidade de sua memória

Uma pesquisa mostrou que tanto ouvir música como tocar um instrumento é capaz de estimular o seu cérebro e pode aumentar a sua memória. Um estudo foi feito com 22 crianças dos 3 aos 4 anos e meio de idade e foram dadas aulas de canto ou aulas de teclado. Um grupo de controle de 15 crianças não recebeu aulas de música. Ambos os grupos participaram do mesmas atividades pré-escolares. Os resultados mostraram que a pré que tinha aulas de teclado semanais melhoraram suas habilidades espaço-temporais de 34% a mais do que as outras crianças. Não só isso, mas os pesquisadores disseram que o efeito durou a longo prazo.

De acordo com um artigo da revista The Telegraph on-line, “Uma nova pesquisa sugere que regularmente tocar um instrumento muda a forma e poder do cérebro e pode ser utilizada em terapia para melhorar capacidades cognitivas. “Já existem evidências de que os músicos têm fatores organizacionais e funcionalmente diferentes cerebrais em comparação aos não-músicos, especialmente no áreas do cérebro usadas no processamento e reprodução de música. Se você aprender a tocar um instrumento, as partes do cérebro que controlam habilidades motoras (ex:
usar as mãos, correr, nadar, equilíbrio, etc.), audição, armazenando informações de áudio a memória realmente cresce e se torna mais ativa. Outros resultados mostram que tocar um instrumento pode ajudar a aumentar o seu QI em até sete pontos.

2. Refina sua gestão do tempo e habilidades organizacionais

Aprender a tocar um instrumento exige que você realmente aprenda a ser organizado e gerir o seu tempo com sabedoria. Um bom músico sabe que o qualidade de tempo de prática é mais valioso do que a quantidade. Para que um músico consiga progredir mais rápido, é necessário aprender a organizar seu tempo de prática e plano.

3. Aumenta suas habilidades de trabalho em equipe

Habilidades da equipe são um aspecto muito importante para ser bem sucedido na vida. Tocando um instrumento exige que você trabalhe com os outros para fazer música. Em banda ou em uma orquestra você deve aprender a cooperar com as pessoas ao seu redor. Além disso, para que um grupo possa fazer uma bela música, cada músico deve aprender a ouvir uns aos outros e tocar juntos.

4. Ensina-lhe a ter perseverança

Aprender a tocar um instrumento leva tempo e esforço, o que realmente ensina você paciência e perseverança. A maioria das pessoas não pode tocar todas as peças de música perfeitamente pela primeira vez. Na verdade, a maioria dos músicos tem que trabalhar partes mais difíceis de uma música várias vezes seguidas antes que eles possam reproduzi-la corretamente.

shutterstock_121007071-750x5005. Melhora a sua coordenação

A arte de tocar um instrumento exige muita coordenação motora. De ler notas musicais em uma página, o seu cérebro inconscientemente deve converter essa nota em padrões motores específicos além de adicionar respiração e ritmo à mistura.

6. Melhora suas habilidades matemáticas

Leitura de música exige que se contem notas e ritmos e pode ajudar a sua habilidade com matemática. Além disso, aprender teoria musical inclui muitos aspectos matemáticos. Estudos têm mostrado que os alunos que tocam instrumentos são muitas vezes melhor em matemática e conseguem notas mais altas na escola do que estudantes que não. (Fonte: Friedman, B. (1959)

7. Melhora suas habilidades de leitura e compreensão.

De acordo com um estudo publicado na revista Psychology of Music, “Crianças expostas a um programa anual de instrução musical envolvendo a formação em cada vez mais complexas habilidades rítmicas, tonais e práticos exibiram desempenhos cognitivos superiores de leitura comparadas com os grupos de controle que não foram submetidos as aulas musicais”.

Não é surpreendente ouvir resultados como esse porque a música envolve constante leitura e compreensão. Quando você vê notas preto e branco em um página, você tem que reconhecer o que o nome da nota é e traduzi-la. Ao mesmo tempo, você também tem que ler em que ritmos as notas estão organizadas.

8. Aumenta a sua responsabilidade

Tocar um instrumento implicam várias responsabilidades. Manutenção e cuidados são muito importantes para manter um instrumento em condições de uso. Cada instrumento tem procedimentos diferentes para manter-se em funcionamento adequadamente, mas a maioria dos instrumentos precisam de limpeza e alguma forma de lubrificação. Além das responsabilidades de manutenção, existem outros aspectos como ensaios, apresentações e estudos em casa.

9. Expõe a história cultural

Muitas vezes a música reflete o ambiente e o tempo de sua criação. Portanto, você aprende uma variedade de tipos de música tais como clássica, folk, medievais, e outros gêneros. A música em si é história, e cada peça geralmente tem seu próprio fundo e enredo que pode promover o seu apreço de outras culturas.

10. Aumenta a a sua concentração

Tocar uma música por si só requer que você se concentre em coisas como timbre, ritmo, tempo, duração da nota e qualidade de som. Reprodução de música em uma banda ou grupo envolve ainda mais concentração, porque você tem que aprender a não só ouvir a si mesmo, mas você deve ouvir todas as outras partes e procurar estar em harmonia com o resto dos componentes.

11. Promove a sua auto-estima e alivia o stress

É o seu instrumento, assim você pode tocar o que quiser com ele! Quanto mais mais avançado você se tornar em um instrumento, maior será a capacidade de tocar o que você quer e como você quer. A música é uma arte – assim como um artista pode pintar suas emoções em uma tela, por isso um músico tocar uma peça com emoção. Isto tem sido utilizado como prova para aliviar o stress e pode ser uma ótima forma de terapia. Na verdade, a musicoterapia tem sido útil no tratamento de crianças e adolescentes com autismo, depressão e outros distúrbios.

12. Cria uma sensação de realização

Superar desafios musicais que você pensou conseguiria pode dar-lhe um grande sentimento de orgulho sobre si mesmo. Quando você começa aprender a tocar um instrumento, tocar algumas poucas notas pode parecer um feito incrível, mas quando você começa a praticar de verdade e se tornar um músico mais experiente, você é capaz de criar músicas com qualidade e alegrar não só a si mesmo, mas aos outros que o assistem tocar.

13. Promove suas habilidades sociaisclaps

Tocar um instrumento pode ser uma ótima maneira de melhorar o seu lado social. Algumas das melhores pessoas se juntam a bandas e orquestras e muitas vezes os amigos que você faz nestes ambientes se tornam como família. É muito comum as pessoas ganharem amizades duradouras através de atividades musicais.

14. Aumenta suas habilidades de escuta

Embora seja bastante óbvio, tocar um instrumento exige que você ouça com muito cuidado as coisas. Você tem que aprender a ouvir quando você está tocando uma nota errada, a fim de corrigir-se. Ao tocar em uma banda, você tem que ouvir a melodia e tocar mais suave se você estiver na parte de acompanhamento. Há muitos exemplos para listar, uma infinidade de todas as possibilidades aqui, mas por tocar um instrumento por si só lhe dará maiores habilidades auditivas.

15. Ensina-lhe disciplina

Como mencionado anteriormente, tocar bem um instrumento pode ser muito desafiador. Uma das qualidades que os músicos aprendem é disciplina. Praticar frequentemente e trabalhar sobre as partes difíceis de uma música e não apenas as partes fáceis e divertidas. Os melhores músicos do mundo são mestres da disciplina e é por isso que eles são tão bem sucedidos em suas carreiras.

16. Eleva suas habilidades de desempenho e reduz o medo do palco

Um dos objetivos da prática do seu instrumento é para que você possa executar para os outros. Quanto mais você pratica e toca o seu som na frente de outras pessoas, a mais você reduz qualquer medo do palco. Tocando no palco em uma banda ou orquestra contribui para tirar o com “medo do palco”, porque você não está sozinho. Além disso, sendo preparado e realmente saber como desempenhar o seu papel torna muito mais fácil de se levantar e tocar para uma multidão.

bbcyoungmusiciandsc_016817. Melhora seu sistema respiratório

Se você tem um bom professor de música você deve ouvi-lo dizer-lhe bastante “cuidado com a respiração!” Ar é um dos componentes-chave na maravilhosa sonoridade musical. A fim de reproduzir qualquer peça de música corretamente quando tocar um instrumento, você precisa tomar respirações enormes e aprender como expelir o ar corretamente para fazer o som desejado e afinado. Exercícios de respiração são altamente recomendados para os músicos, e eles podem realmente fortalecer seu sistema respiratório.

18. Promove a felicidade em sua vida e aqueles ao seu redor

Tocar um instrumento musical pode ser muito divertido e emocionante. Não só é divertido para reproduzir música que você goste, mas em fazer uma platéia aplaudi-lo pelo seu desempenho. Também pode ser muito gratificante para tocar com amigos em uma banda, ou na sua igreja e ver o quanto as pessoas ficam felizes com a sua forma de tocar e/ou personalidade como músico.

One thought on “18 benefícios de se tocar um instrumento musical

Deixe uma resposta